DEVO TRANFERIR O MEU CRÉDITO HABITAÇÃO ?

Saiba mais e decida melhor

João Gonçalves

2 min read

Os bancos estão a conceder taxas que podem chegar a 0,9 %, o que pode traduzir-se numa poupança de milhares de euros no final do contrato.

Saiba aqui como conseguir um melhor Spread e uma prestação mais baixa!

Este processo tem custos para mim ?

Os intermediários de Crédito tratam de tudo, nomeadamente, fazem a negociação com os bancos e apresentam a melhor solução para o seu caso pessoal, sem qualquer custo para si. São os bancos que pagam uma pequena comissão a essas empresas, pois naturalmente não trabalham a custo zero. A maioria dos bancos hoje suporta os custos associados à transferência de crédito, excepto no caso de ter contratado taxa fixa. Nesses casos, a comissão por reembolso antecipado será de 2% do valor em dívida. Os custos com escritura, avaliação do imóvel, comissão de dossier, entre outros, habitualmente estão cobertos pelo banco que assumir o crédito, contudo, mesmo nos casos em que os bancos não suportem esse custo tal não significa que não compense. É necessário fazer as contas ao que vai poupar. A poupança pode atingir valores muito elevados, sobretudo se também retirar os seus seguros de vida do banco, pois só nos seguros a poupança pode ir até 60 %.

Para além de baixar a prestação que outras vantagens posso obter ?

Para além de poder melhorar as condições do seu seguro de vida, quer em termos de valor quer em termos de coberturas (IAD/ITP) pode também aproveitar para fazer um reforço de capital e utilizar esse valor para obras, por exemplo, desde que o valor de avaliação do imóvel o permita.

E quais os documentos necessários ?

Para instruir o processo ao banco serão necessários alguns documentos por parte de todos os intervenientes, nomeadamente :

Documento de identificação;

Comprovativo de morada e de IBAN;

Última declaração de IRS;

Nota de Liquidação;

Últimos 3 recibos de vencimento;

Últimos 3 meses de extratos bancários;

Uma cópia da Escritura;

Declaração da entidade patronal;

Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal.

Outros documentos que o banco considere necessários para analisar o caso particular.

Em resumo, quais as etapas deste processo ?

Preencher e enviar o formulário de pedido de simulação de crédito à habitação

Aguardar o contacto de um gestor de crédito, que irá efetuar a qualificação do processo e solicitar o envio dos documentos ;

Enviar toda a documentação solicitada.

Aguardar enquanto o gestor de crédito contacta os vários bancos e negoceia a melhor proposta;

Formalizar a melhor proposta com vista à transferencia do processo, sendo acompanhado pelo nosso gestor até ao momento da escritura, de forma totalmente gratuita.

Está agora certamente mais informado!

Estamos totalmente ao seu dispor para o auxiliar em todo o processo, reforçando que o nosso serviço é livre de custos.